Cardiologista do Hospital Vaz Monteiro é destaque em encontro de especialistas em São Paulo

O Congresso Anual da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) é reconhecido como um dos principais eventos globais na área da cardiologia. Durante três dias intensos, renomados cardiologistas do Brasil e de diversas partes do mundo se reúnem em um único local para trocar ideias e compartilhar conhecimentos.

As doenças cardiovasculares têm sido a principal causa de hospitalizações, sequelas e mortes desde meados do século passado. Condições como hipertensão, AVC, infarto, insuficiência renal e arritmias cardíacas estão entre as mais comuns e representam um alto custo social e econômico para todas as nações.

No 43º Congresso da Socesp, um dos convidados especiais para apresentar as últimas inovações no manejo do uso de sangue em pacientes submetidos a tratamentos cardiológicos, tanto clínicos quanto cirúrgicos, foi o Dr. Antônio Alceu dos Santos, cardiologista do Hospital Vaz Monteiro.

Durante sua palestra, o Dr. Antônio Alceu abordou métodos para preservar o sangue dos próprios pacientes, destacando cirurgias cardíacas que dispensam a necessidade de transfusões sanguíneas. Essas técnicas foram inicialmente divulgadas no Brasil há cerca de 10 anos, quando o Dr. Antônio Alceu atuava como coordenador clínico na equipe do Dr. José Pedro da Silva, na Beneficência Portuguesa.

A palestra do Dr. Antônio Alceu foi bastante prestigiada, com a presença de cardiologistas de diversos países, sendo considerada uma das principais do congresso. “Esperamos que, ao longo do tempo, o uso de transfusões em procedimentos cardiológicos se torne exceção, e não regra. Já demonstramos, tanto teoricamente quanto na prática, que isso é possível”, afirmou o Dr. Antônio Alceu.

O Dr. Marcos Cherem, também cardiologista presente no congresso, observou a repercussão significativa das colocações do Dr. Antônio Alceu entre seus colegas médicos: “O Dr. Antônio Alceu é uma autoridade tanto nacional quanto internacional na área da medicina sem transfusões (Blodless Medicine, em inglês). Aqui no Hospital Vaz Monteiro, por exemplo, realizamos dezenas de cirurgias cardíacas abertas sem a necessidade de transfusões, seguindo o protocolo por ele criado”, explicou o Dr. Marcos.

A participação dos cardiologistas do Hospital Vaz Monteiro em congressos nacionais e internacionais não é algo novo. Todos os anos, médicos do hospital estão presentes em eventos dessa natureza, como ocorreu na Socesp 2023, onde além do Dr. Antônio Alceu e do Dr. Marcos Cherem, também marcou presença o Dr. Ernesto Lippi Neto, cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da UFLA.

Referencia do artigo: Jornal de Lavras
http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=31738

Protocolo

Protocolo Tratamento de Anemia e Diretrizes para Terapia com Eritropoetina

Protocolo baseado em evidências científicas para o tratamento não transfusional de anemia mediante o uso apropriado de ferro e eritropoietina.

Protocolo

Manejo de Sangramento

Sem transfusão de sangue alogenico

Protocolo baseado em evidências científicas contendo um GUIA FARMACÊUTICO completo com os principais hemostáticos sistêmicos e tópicos para o manejo de sangramento.

Bem vindo ao Bloodless

FUNDAMENTO:

As transfusões de sangue são, na atualidade, um dos procedimentos médicos mais realizados no mundo. No entanto, a literatura médica evidencia uma relação entre o uso de sangue alogênico (doado) e maiores complicações, incluindo, maior mortalidade. Mundialmente, observa-se uma deficiência no conhecimento médico sobre a prática transfusional.


OBJETIVO:

1. Mudar a prática transfusional atual, mediante a aplicação de PROTOCOLOS cientificamente seguros e eficazes para o TRATAMENTO DE ANEMIA e MANEJO DE SANGRAMENTO sem o uso de sangue alogênico, baseado nas evidências científicas de uma medicina moderna.

2. Ajudar os Bancos de Sangue a ECONOMIZAR seus principais HEMOCOMPONENTES (glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas).