Pesquisadores britânicos descobriram um grupo sanguíneo até então desconhecido, que se soma aos já conhecidos tipos A, B, AB e O, com fator Rh positivo ou negativo. Trata-se do antígeno AnWj, que também pode estar presente ou ausente no sangue humano.
O que é o sangue AnWj?
A pesquisa, conduzida pela Universidade de Bristol em parceria com o Grupo de Sangue e Transplante do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, revelou que além das variações comuns de tipo sanguíneo, algumas pessoas são AnWj positivas (possuem o antígeno) ou AnWj negativas (não possuem o antígeno).
Esse antígeno é transportado por uma proteína chamada Mal, presente em mais de 99,9% da população. Até agora, acreditava-se que a ausência do AnWj estivesse associada apenas a doenças como câncer ou distúrbios hematológicos. No entanto, o estudo mostrou que há casos raros em que a pessoa já nasce sem o antígeno devido a alterações genéticas herdadas de ambos os pais.
Como foi feita a descoberta?
O avanço ocorreu após a análise de uma amostra de sangue coletada em 2015 de uma paciente com essa condição incomum. Outros quatro casos confirmaram o padrão genético: todos apresentavam mutações no gene MAL, o que impede a produção da proteína responsável por carregar o AnWj.
Os cientistas também realizaram testes em células de laboratório, introduzindo a versão normal e a versão mutante do gene MAL. Somente nas células com o gene intacto houve reação com anticorpos, confirmando a função da proteína.
A descoberta foi publicada na revista científica Blood e pode trazer avanços para transfusões de sangue mais seguras, especialmente em pacientes com tipos raros.
Fonte da matéria
https://olhardigital.com.br/2024/09/19/medicina-e-saude/cientistas-descobrem-novo-grupo-sanguineo/