Tratamentos

Principais resumos e artigos médicos contendo evidências científicas dos benefícios da preservação de sangue autólogo e opções terapêuticas às transfusões de sangue alogênico (doado).
Procedimentos sem transfusão de sangue alogênico incluem o uso adequado de estratégias médicas para tratar anemia e/ou plaquetopenia, reduzir ao máximo as perdas de sangue, preservar sangue autólogo (autotransfusão) e aumentar a tolerância à anemia. Mediante a utilização de uma ou múltiplas opções terapêuticas é possível diminuir o número de doentes transfundidos e a quantidade de sangue e seus componentes administrados a cada doente.Os benefícios não estão restritos à esfera econômica, mas também à incidência e à gravidade das complicações, em particular a mortalidade, relacionadas às hemotransfusões alogênicas.

o melhor sangue que um paciente poderá receber numa transfusão é o seu próprio sangue. o sangue com seu próprio dna.

A partir de 1960, muitos médicos deram início à elaboração de protocolos para se realizar cirurgias sem a necessidade de transfusões de sangue. Um dos principais médicos nesta área da medicina foi o Dr. Denton Arthur Cooley. Em 1962, realizou a primeira grande cirurgia de coração aberto sem o uso de transfusão de sangue. Em 1977 publicou em uma das principais revistas médicas de circulação internacional (JAMA) o resultado de seu estudo após realizar com sucesso 542 cirurgias cardíacas sem o uso de hemotransfusões. A conclusão final de sua pesquisa foi: “cirurgias cardiovasculares podem ser realizadas com segurança sem transfusão de sangue”.

Confira artigos sobre os tratamentos

Protocolos
Trauma
Tratamento da Anemia
Eritropoetina
Tolerância à Anemia
Recuperação Sanguínea Intraoperatória

Hemodiluição Normovolêmica Aguda
Pediatria
Tratamento da Plaquetopenia
Programa PBM
Manejo do Sangramento

Protocolo

Tratamento de Anemia e Diretrizes para Terapia com Eritropoietina

Protocolo baseado em evidências científicas para o tratamento não transfusional de anemia mediante o uso apropriado de ferro e eritropoietina.

Protocolo

Manejo de Sangramento

Sem transfusão de sangue alogenico

Protocolo baseado em evidências científicas contendo um GUIA FARMACÊUTICO completo com os principais hemostáticos sistêmicos e tópicos para o manejo de sangramento.

Aulas e Vídeos

Confira aulas sobre o tema Bloodless e Patient Blood Management

Evidências científicas

Veja diversas evidencias dadas por instituições respeitadas sobre o assunto

Tratamentos alternativos

Tratamentos para diversos casos sem a utilização de transfusão

Calculadora MCP​

Calculadora de Manejo Cirúrgico Perioperatório

Esta calculadora tem como objetivo mostrar de forma simples e objetiva, a boa relação custo-benefício