Sim. Temos sangue artificial. Cientistas britânicos querem começar a testar sangue artificial pela primeira vez em humanos nos próximos três anos. Eles planejam iniciar a primeira fase de testes com voluntários no final de 2016 ou no início de 2017. No Reino Unido, pesquisadores já vem produzindo células sanguíneas a partir de células-tronco. As células-tronco são aquelas capazes de se transformar em quaisquer células do corpo humano. As células sanguíneas poderiam ser cultivadas em laboratório e, assim, usadas para transfusões, evitando uma série de efeitos colaterais comumente observada com esta prática médica: maior risco de transmissão de infecções, incompatibilidade com o sistema imunológico do receptor e, finalmente, maior risco de morte.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140416_testes_sangue_artificial_lgb
No momento temos disponível substâncias capazes de transportar o oxigênio, de modo muito semelhante ao sangue, chamados de carreadores de oxigênio. Mas assim como uma transfusão também tem os seus efeitos colaterais.

http://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/health-news/nhs-to-give-volunteers-synthetic-blood-made-in-a-laboratory-within-two-years-10343279.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.