Bloodless (blood = sangue, less = menos, sem) significa “sem sangue”. É um termo mundialmente conhecido para descrever cirurgias e outros procedimentos sem o uso de sangue homólogo/alogênico (sangue de outra pessoa).
Para isto foi criado o site www.bloodless.com.br : para mostrar tanto para o profissional de saúde, como para a população em geral, as principais opções e/ou estratégias de tratamento para reduzir ou mesmo evitar uma transfusão de sangue alogênico. Mediante a utilização de uma ou múltiplas opções terapêuticas é possível diminuir o número de doentes transfundidos e a quantidade de sangue e seus componentes administrados a cada doente.
Os benefícios não estão restritos à esfera econômica, mas também à incidência e à gravidade das complicações, em particular a mortalidade, relacionadas às hemotransfusões alogênicas.
O MELHOR SANGUE que um paciente poderá receber numa TRANSFUSÃO é o seu PRÓPRIO SANGUE. O SANGUE com seu PRÓPRIO DNA.
A partir de 1960, muitos médicos deram início à elaboração de protocolos para se realizar cirurgias sem a necessidade de transfusões de sangue. Um dos principais médicos nesta área da medicina foi o Dr. Denton Arthur Cooley. Em 1962, realizou a primeira grande cirurgia de coração aberto sem o uso de transfusão de sangue. Em 1977 publicou em uma das principais revistas médicas de circulação internacional (JAMA) o resultado de seu estudo após realizar com sucesso 542 cirurgias cardíacas sem o uso de hemotransfusões. A conclusão final de sua pesquisa foi: “cirurgias cardiovasculares podem ser realizadas com segurança sem transfusão de sangue”.
Depois de quase meio século, o termo “BLOODLESS” vem ganhando mais importância e popularidade na comunidade médica por três razões básicas:
I – Transfusão de sangue resulta em maior risco que benefício;
II – O sangue para transfusão está escasso;
III – Transfusão de sangue resulta em aumento no custo hospitalar.
Os principais hospitais ao redor do mundo buscam instituir protocolos para se racionar o uso do sangue e isto se tornou um critério de qualidade hospitalar, conforme exigência de uma das principais agências certificadoras de qualidade, a Joint Commission International.
Visando divulgar estratégias clínicas e cirúrgicas para gerenciar e conservar o sangue do próprio paciente (Patient Blood Management) e, com isso, reduzir ou evitar transfusões de sangue, surgiram pelo menos duas sociedades médicas:
1 – SABM (Society for the Advancement of Blood Management)
2 – NATA (Network for Advancement of Transfusion Alternatives)
Tendo em vista a preocupação mundial da segurança transfusional, várias autoridades internacionais, incluindo governos, como o da Austrália, têm criado diversos recursos para orientar médicos e pacientes quanto aos riscos e benefícios de uma transfusão de sangue alogênico.
Colocamos abaixo apenas alguns LINKS que têm comprometimento com o Patient Blood Management (PBM):
1 – AABB (American Association of Blood Banks) – Associação Americana dos Bancos de Sangue
http://www.aabb.org/pbm/Pages/default.aspx
2 – Autoridade Nacional do Governo da Austrália (Programa PBM)
http://www.blood.gov.au/pbm-guidelines
3 – Vídeo com Depoimentos de Várias Autoridades Internacionais sobre Segurança Transfusional
http://www.blood.gov.au/patient-blood-management-pbm
4 – MITOS SOBRE O SANGUE
■ Mito 1: O sangue é mais seguro do que nunca – PDF
■ Mito 2: Uma transfusão de sangue fará o paciente ir pra casa mais cedo – PDF
■ Mito 3: Transfusões de Sangue melhoram a cicatrização – PDF
■ Mito 4:O sangue é gratis, de qualquer maneira – PDF
O grande desafio da medicina na atualidade é conseguir um substituto para o sangue alogênico. Pesquisas estão em fase avançada nesta área. Nota-se um esforço mundial para mudar a prática transfusional, se possível num futuro próximo.
Diferentemente do século passado, quando o tratamento padrão de anemia era uma transfusão de sangue, em nossos dias já temos o poder de escolha.
Isto é real. As opções existem. São eficazes. São seguras. Salvam vidas. Conhecê-las é dever de todos.
BLOODLESS, THANK YOU! MENOS SANGUE, OBRIGADO!