Gestão mais eficiente do sangue permitiria poupança de 67,7 milhões de euros no SNS.

Publicado em 08/03/18

A implementação, a nível nacional, de um programa de Patient Blood Management (PBM), que preconiza uma gestão mais eficiente da utilização do sangue, preservando as reservas dos indivíduos, pode permitir uma poupança de 67,7 milhões de euros para o SNS, concluiu um estudo promovido pelo Anemia Working Group Portugal (AWGP), com a execução técnica e científica da Exigo Consultores. Há evidência científica que mostra que, em muitas situações, a anemia e a perda de sangue podem ser tratadas com procedimentos médicos ou cirúrgicos que permitem utilizar o sangue de forma mais eficiente, conduzindo a uma redução significativa das transfusões de sangue. Esta é a filosofia de um programa de Patient Blood Management.

https://justnews.pt/noticias/gesto-mais-eficiente-do-sangue-permitir-poupana-de-677-milhes-de-euros-no-sns#.WufUTS7wbIU

Protocolo

Tratamento de Anemia e Diretrizes para Terapia com Eritropoietina

Protocolo baseado em evidências científicas para o tratamento não transfusional de anemia mediante o uso apropriado de ferro e eritropoietina.

Protocolo

Manejo de Sangramento

Sem transfusão de sangue alogenico

Protocolo baseado em evidências científicas contendo um GUIA FARMACÊUTICO completo com os principais hemostáticos sistêmicos e tópicos para o manejo de sangramento.

Bem vindo ao Bloodless

FUNDAMENTO:

As transfusões de sangue são, na atualidade, um dos procedimentos médicos mais realizados no mundo. No entanto, a literatura médica evidencia uma relação entre o uso de sangue alogênico (doado) e maiores complicações, incluindo, maior mortalidade. Mundialmente, observa-se uma deficiência no conhecimento médico sobre a prática transfusional.


OBJETIVO:

1. Mudar a prática transfusional atual, mediante a aplicação de PROTOCOLOS cientificamente seguros e eficazes para o TRATAMENTO DE ANEMIA e MANEJO DE SANGRAMENTO sem o uso de sangue alogênico, baseado nas evidências científicas de uma medicina moderna.

2. Ajudar os Bancos de Sangue a ECONOMIZAR seus principais HEMOCOMPONENTES (glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas).