Serviço Nacional de Saúde Britânco (NHS) dará a voluntários “sangue sintético” feito em laboratório dentro de dois anos.

Espera-se que células sanguíneas vermelhas artificiais possam ser utilizadas para transfusões especializadas.
A primeira tentativa de dar a voluntários humanos “sangue sintético” feito em um laboratório deverá acontecer nos próximos dois anos. Um experimento clínico muito aguardado com o uso de glóbulos vermelhos artificiais ocorrerá antes de 2017, disseram os cientistas do Serviço Nacional de Saúde Britânco (NHS).
O sangue é feito a partir de células-tronco que podem ser extraídas tanto do sangue do cordão umbilical de recém-nascidos como do sangue de doadores adultos.

http://www.independent.co.uk/life-style/health-and-families/health-news/nhs-to-give-volunteers-synthetic-blood-made-in-a-laboratory-within-two-years-10343279.html

Protocolo

Tratamento de Anemia e Diretrizes para Terapia com Eritropoietina

Protocolo baseado em evidências científicas para o tratamento não transfusional de anemia mediante o uso apropriado de ferro e eritropoietina.

Protocolo

Manejo de Sangramento

Sem transfusão de sangue alogenico

Protocolo baseado em evidências científicas contendo um GUIA FARMACÊUTICO completo com os principais hemostáticos sistêmicos e tópicos para o manejo de sangramento.

Bem vindo ao Bloodless

FUNDAMENTO:

As transfusões de sangue são, na atualidade, um dos procedimentos médicos mais realizados no mundo. No entanto, a literatura médica evidencia uma relação entre o uso de sangue alogênico (doado) e maiores complicações, incluindo, maior mortalidade. Mundialmente, observa-se uma deficiência no conhecimento médico sobre a prática transfusional.


OBJETIVO:

1. Mudar a prática transfusional atual, mediante a aplicação de PROTOCOLOS cientificamente seguros e eficazes para o TRATAMENTO DE ANEMIA e MANEJO DE SANGRAMENTO sem o uso de sangue alogênico, baseado nas evidências científicas de uma medicina moderna.

2. Ajudar os Bancos de Sangue a ECONOMIZAR seus principais HEMOCOMPONENTES (glóbulos vermelhos, plasma e plaquetas).